Segunda semana do Advento, quinta-feira: Perder-se

Uma reflexão para o caminho
Quando Cristo pergunta «qual é a sua opinião?», é melhor ficarmos atentos porque a maneira como Ele pensa não é a nossa.
«Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove no monte, para ir à procura da tresmalhada?» (Mateus 18, 12).
Deixaria 99 ovelhas nos montes para ir à procura de uma que está perdida? A sua resposta, e a minha, é «nem pensar!». Se tem 99 ovelhas, porquê ir à procura de uma? Ainda se arrisca a ficar sem o rebanho inteiro. Preferimos muito mais jogar pelo seguro do que arriscar tudo por uma ovelha.
Jesus não divide. Ele não faz uma distinção entre as 99 e aquela que se perdeu. Ele reconcilia. Ele vai à procura. Raramente joga pelo seguro. Junta o que está perdido. Procura sempre por quem está proscrito e pergunta-lhe se quer entrar.
A resposta de Jesus é sempre: «As 100 ovelhas não estão aqui. Por isso tem de se fazer alguma coisa para a trazer de volta».
Palavras para a viagem
Bom Pastor,
Obrigado por ires à minha procura quando eu me perco.
Que eu possa fazer a minha parte
para trazer de volta aqueles que deixaram o rebanho.
John Shea
In
A star at its rising
Trad.: SNPC
11.12.13

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António