Manifesto pela libertação dos pais

i-online  Inês Teotónio Pereira , publicado em 9 Jun 2012 - 03:00
A verdade é que a minha segunda vida é a vida escolar dos meus filhos. Sei tudo ao pormenor. É um bocado doentio
Sempre que racionalizo sobre a vida escolar dos meus filhos lembro-me de um tio meu que nem sabia qual o ano que os filhos frequentavam. Eles iam para a escola, vinham da escola e pronto. Era a vida deles. O meu tio tinha a vida dele. E foram todos felizes para sempre.
Pois eu tenho imensa inveja do meu tio e os meus filhos têm imensa inveja dos filhos dele. A verdade é que a minha segunda vida é a vida escolar dos meus filhos. Sei tudo ao pormenor. É um bocado doentio. Aliás, o centro da nossa relação está no estudo. Eu sei de cor as datas dos testes de cada um, os capítulos que vão sair nos testes, as fichas que é preciso fazer e gasto canetas a assinar recados sobre reuniões, festas, avisos, material para arranjar, queixas de falta de material, etc.
Sou, posso dizer sem modéstia, uma aluna dedicada. No outro dia o meu filho chegou a casa com um teste e anunciou, todo orgulhoso: “Mãe! Tivemos 86 por cento!” Muito bom. Fico sempre contente quando temos notas para cima dos 80 por cento.
É por isso que quando começam as férias, quando acabam os testes, acho sempre que mereço um diploma, uma festa em minha homenagem, um discurso do director das escola a exaltar com energia toda a minha entrega, dedicação, esforço, e a sublinhar o facto de raramente querer assumir os louros, de encarar os excelentes resultados (escassos) sempre com modéstia. Mas nada disso acontece. Ninguém me liga. Antes pelo contrário.
A verdade, e isto é doloroso assumir, é que em tudo o que diz respeito à vida escolar dos meus filhos só as negativas é que são minhas, só as faltas de material é que são da minha responsabilidade, só quando eles não fazem os trabalhos de casa é que se lembram que eu existo. Porque a verdade é que, apesar do meu esforço, nem sempre as coisas correm bem: há negativas, há trabalhos que ficam por fazer, existem cadernos em estado miserável e há muitos recados que ficam por assinar. E tudo isto é culpa minha. É sempre culpa minha.
E enquanto o meu amor-próprio sofre estes choques, estes embates, os meus filhos jogam futebol e dormem como uns anjinhos sem quaisquer remorsos, como se não tivessem qualquer responsabilidade, como se tivesse sido eu a riscar o caderno.
Eles sabem, eles no fundo sabem, que nunca ninguém lhes vai apontar o dedo, porque eles são meras crianças. Inocentes crianças, coitadinhos. Precisam de apoio e de motivação, precisam dos pais presentes. Sempre.
A expectativa em relação aos pais, já se sabe, é baixa, e existem casos (assim como o do meu tio) que não devem ser replicados. Mas não vale a pena humilhar. A verdade é que os principais responsáveis pelas notas devem ser os próprios alunos, os nossos filhos. Pois, apesar de serem crianças, não têm de ser irresponsáveis. Aos pais cabe orientar, exigir, castigar e, claro, motivar. Agora estudar, assim com o meu empenho? Não.
Os nossos filhos devem ser avaliados e os pais responsabilizados na medida em que são pais e não alunos. Até porque tudo isto é bastante injusto, porque os nossos filhos são todos diferentes. Por exemplo, a minha filha está cheia de medo de ir para o primeiro ano da escola porque diz que ainda não sabe ler, tenho outro filho que acha que satisfaz excelente, tenho ainda outro que acha que é excelente aluno e por isso não tem de estudar muito e tenho ainda outro que nunca, mas nunca, dá um recado. E a culpa é minha, queres ver? Para o ano vou desistir da escola e empenhar-me mais na exigência, vou fazer de entidade reguladora e deixar que o mercado funcione por si. É por isso que anseio pelos exames: talvez os exames façam com que eles fiquem (mais) ansiosos e equilibre os níveis de stresse – mais stresse para eles e menos para mim, claro.

Comentários

António Paulo Rebelo disse…
Não concordo nada com este texto. Ve-se que é uma mãe que não sabe viver intensamente o real com os filhos
João Wemans disse…
A minha mulher e eu conseguimos ficar imunes a isso; eu disse sempre aos nossos filhos que já tinha ido à escola, feito trabalhos de casa, passado exames - agora era a vez deles. Não nos demos mal com esse "alheamento": os 3 mais velhos entraram à primeira na faculdade (do Estado) nos cursos que escolheram; os 3 mais novos lá vão andando na Escola oficial, sem grandes crises... Portanto, Inez, pode aplicar um programazinho de "austeridade" para o ano ue vem!
Rita SR disse…
Que disparate assumir as responsabilidades dos filhos, ainda bem que ela já começou a perceber.

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António